PROJETO QUILOMBOS DE SÃO FRANCISCO 

 





O Projeto Quilombos São Francisco é um projeto de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – da unidade de Contagem. Seu objetivo geral é identificar as potencialidades das comunidades quilombolas de São Francisco, “Buriti do Meio” e “Bom Jardim da Prata” e transformá-las em desenvolvimento econômico e social. Desde 2009, os resultados alcançados foram possíveis em virtude da parceria e apoio das Associações Quilombolas e da Prefeitura Municipal de São Francisco, em especial a Secretaria de Assistência Social.

Os trabalhos são desenvolvidos nos quilombos do município de São Francisco, norte de Minas Gerais, cidade margeada pelo Rio São Francisco que recebeu esse nome em sua homenagem. Majestoso e caudaloso o rio transpõe o sertão e serve não só de fonte de renda para inúmeros de seus habitantes, mas também de base histórica para compreender a formação dos quilombos da região. Em 2012 o projeto contou com o trabalho de mais de 60 extensionistas de diversos cursos tais como Administração, Direito, Serviço Social, Psicologia, Engenharia, Sistema de Informação dentre outros de diversas unidades da PUC Minas. A visão multidisciplinar tem sido um diferencial nos trabalhos executados, oportunizando a todos: comunidade, discentes e docentes na formulação de soluções mais abrangentes para os problemas encontrados.

A comunidade Quilombola de Buriti do Meio situa-se no distrito de Vila do Morro, no município de São Francisco, norte de Minas Gerais. A comunidade é de fácil acesso e dista 39 km da área urbana, sendo 31 km de asfalto pela MG 135 e 8 km de estrada vicinal. Tem como núcleo populacional mais próximo um povoado denominado de Lapa do Espírito Santo. 

O Quilombo de Bom Jardim da Prata situa-se no distrito de Santa Isabel, município de São Francisco mais ou menos 15 km da sede, na outra margem do Rio São Francisco cujo acesso se dá por meio de balsa que realiza o transporte de pessoas e veículos. O Quilombo é dividido em 06 comunidades: Bom Jardim da Prata, São João Batista, Lagoa da Prata, Lageado, Porto Velho e Pinhãozeiro.

O projeto incentiva a organização das comunidades, atuando junto aos membros das diretorias das associações, tendo como ponto e partida o auxílio na resolução de seus problemas imediatos, e a identificação das oportunidades para desenvolvimento econômico sustentável.

Diretamente junto às comunidades promove oficinas, cursos e palestras para discutir, dar visibilidade e construir estratégias de enfrentamento para a questão que perpassa o seu entorno social, cultural, político e ecológico.

   

Para promover o desenvolvimento econômico, apoia com estudos e planejamento empreendimentos de economia solidária e agricultura familiar nas comunidades quilombolas buscando incentivar a criação de cooperativas como fonte de geração de trabalho e renda.

Varias ações junto a Secretaria de Assistência Social foram realizadas, voltadas para a capacitação das Assistentes Sociais do município e apoio para desenvolvimento de projetos sociais, visando a captação de recursos para as comunidades quilombolas.

Estudos e pesquisas sobre direitos humanos quilombolas servem de base para os debates e seminários junto às autoridades públicas em busca de soluções mais amplas que promovam e protejam o patrimônio cultural quilombola do município de São Francisco. 

 R. Rio Comprido, 4.580, Contagem, Minas Gerais | (31)3319-4444

 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola